Depoimentos

Gilberto

Adicione mais informações sobre este item..

Sempre fui desleixado com minha alimentação, comendo de tudo e em grandes quantidades, sem qualquer noção de educação alimentar, todavia, mantive meu IMC ideal até aos 19 anos. Com o passar dos anos, reduzi minhas atividades físicas, com crises de hérnias de disco, ocasionando variações no ganho de peso, chegando em 2014 aos 106 kg.

Procurei uma nutricionista "tradicional" e consegui perder peso, chegando a 89 kg, entretanto, não consegui seguir a reeducação alimentar proposta.

Em 2017, viajei com a família para os Estados Unidos, quando não tive qualquer tipo de cuidado com a alimentação e ao chegar no Brasil, procurei imediatamente um médico Gastro, o qual me indicou prontamente a Dra Silvana, que na oportunidade estava vindo a Recife para diversos compromisso e foi então que consegui um encaixe na minha consulta. Eu pesava na ocasião, aproximadamente 100kg, e me sentia sempre extremamente canso, com vontade de estar sempre deitado, sofrendo também de dores de cabeça diariamente, além de me contundir facilmente nas minhas "corridinhas" por conta do excesso de peso.

Após a consulta, segui rigorosamente as orientações da Dra Silvana, a qual estabeleceu meu plano alimentar, baseado nos resultados dos 40 exames, previamente receitados por ela. Em aproximadamente 3 meses perdi um total de 15 kg, comendo muito bem e com extrema qualidade, estando sempre muito satisfeito ao longo do dia.

Não poderia deixar de ressaltar que desde o início do plano alimentar, não mais tive dores de cabeça e nem tampouco senti mais dores nas juntas. Durmo maravilhosamente bem e me sinto sempre disposto para curtir um programa social com minha amada família.

Agradeço de coração, pois sei que não há valor que pague as orientações dessa Nutricionista abençoada, que com certeza, me proporcionarão uma longevidade extra! Obrigado Dra. Silvana Portugal

Lulia Dib

Adicione mais informações sobre este item..

Nasci e cresci ovo-lacto-vegetariana, e conheci a Silvana Portugal na fase inicial da minha transição para o veganismo, numa palestra sobre alimentação vegetariana, em 2010. Até então, eu não tinha me alertado sobre a substituição dos alimentos e nem sobre o estado da minha saúde, apesar de já ter uma consciência alimentar. Quando tive a minha primeira consulta, foi um grande divisor de águas na minha vida e na da minha família, pois o ganho na qualidade alimentar foi incrível, refletindo diretamente na nossa saúde. Foi observando o seu trabalho e os efeitos que proporcionou à minha vida, que despertei o encanto pela nutrição, e a vejo como uma grande inspiração como nutricionista, pesquisadora e defensora da nutrição vegetariana no Brasil.

Diana Valadares

Belo Horizonte, MG

"Me mudei para Belo Horizonte há pouco mais de um ano. A primeira coisa que pesquisei quando cheguei aqui foi nutricionista. Não tinha nenhuma referência então comecei a perguntar muito e pesquisar. Recebi uma indicação do Daniel do projeto comida Ecologica da Dra Silvana Portugal. Ele me deu as referências e falou o quanto ela é competente no que faz. Fui esperando uma avaliação do que eu estava comendo e sugestões de melhoria. 

Logo na primeira consulta entendi o quanto o trabalho dela é diferenciado, completo. Dra Silvana busca incentivar o tratamento integral do paciente: corpo, mente e espírito. Nunca imaginei que uma nutricionista ia me perguntar como estou emocionalmente. Cada paciente parece ser um mundo único e importantíssimo para ela. É fácil ver o quanto ela se dedica e faz com amor. O quanto é responsável,o quanto é o seu dom mesmo. 

Eu estava em processo de mudança e ela com toda sensibilidade me apoiou não somente a parte física da alimentação mas indicando os tratamentos adequados para a mente e o espírito. Em todas as consultas ela explica super direitinho e detalhado qualquer coisa que a gente pergunta e o que não perguntamos também. Fiz todos os exames de alergia, parei de comer o que faz meu sistema imunológico disparar ( de acordo com uma super aula que ela deu em uma consulta) e comecei a perceber meu nível de energia subir, minha saúde como um todo só melhorar, meu sono, minha clareza mental, tudo melhorou. Comento com gosto que a cada mudança de estação vejo amigas minhas ficando doentes e eu nunca mais tive nem uma gripe desde comecei o acompanhamento alimentar com Dra Silvana. Tempos depois tive a oportunidade de participar de um final de semana de detox na Serra do Cipó que ela organizou e foi mais aprendizados, mais crescimento, mais ações no caminho de manutenção da minha saúde. Cheguei com uma demanda bem específica para ela: gostaria de parar de tomar todo remédio, quero que minha alimentação seja meu remédio. Ela prontamente trabalhou para o aumento do meu sistema imune e hoje não tomo nenhum tipo de remédio. Só tenho muita gratidão no meu coração por ter encontrado essa pessoa que cumpre sua missão lindamente! Obrigada Dra Silvana."

Marcus Vinícius Silva

Belo Horizonte, MG

"Silvana Portugal é uma “Rabi” em matéria de nutrição. Ao longo de minha vida sempre lutei com os monstros chamados “sobrepeso” e “obesidade”, fiz uso de medicamentos para emagrecimento, dietas “fantásticas”, jejum de Daniel e até simpatias. Quando estas opções já não eram mais benéficas a minha pessoa, resolvi procurar ajuda nutricional e aí fui descobrindo que alimentação correta poderia me levar a um resultado quantitativo e qualitativo, sendo este último o de maior relevância. Embora estando convicto, tive outro problema, encontrar um profissional que pudéssemos ter uma sintonia, e que esta pessoa tivesse paciência comigo, pois acredito eu, todo gordinho é ansioso e deseja breves resultados para ativar diria a “válvula de escape”.

Dentro deste contexto, após frequentar vários consultórios nutricionais, um amigo me indicou uma “Luz”, chamada Silvana Portugal e foi “amor à primeira vista” (risos....). Com esta “Rabi” nutricional comecei um tratamento leve e introdutório no sentido passar a ela os meus hábitos alimentares e obter possíveis tratamentos bem individualizados. Enfim estou na segunda etapa de um tratamento que comecei em junho e já eliminei 23 KG com muita saúde e vitalidade, estou muito feliz e a cada dia melhorando sintomas e obtendo qualidade de vida. É importante ressaltar que tenho aprendido com esta profissional a comer com qualidade, respeitando o organismo e descobrindo os benefícios dos alimentos funcionais.

Agradeço muita a Deus e a Silvana pela conquista e por ter descoberto que posso conduzir o meu corpo aos caminhos da saúde, basta dar a ele o que de fato precisa para se manter sempre saudável.

Feliz!!!"

Cibele Coli

Belo Horizonte, MG

"Sou vegetariana a quase 10 anos e já a muito tempo estava querendo me tornar vegana, por vários motivos. O principal deles era a consciência dos benefícios que uma alimentação viva proporciona. Estava buscando uma nutricionista que trabalhasse nesta linha e então através de uma aluna vegetariana, cheguei até a Silvana Portugal. Na ocasião, eu queria tratar um desconforto intestinal associado a um cansaço crônico moderado. Sou personal trainer, bailarina, praticante de yoga, terapias naturais e espirituais, então buscar uma alimentação vegana se tornou um processo natural, além de eu precisar de muita energia e disposição no meu trabalho e tarefas diárias, afinal o meu corpo é meu instrumento de trabalho. Tem sido desde então, uma experiência maravilhosa. Diante dos 28 exames de sangue pedidos na primeira consulta e dieta prescrita,  foram conhecidos os motivos de todo desconforto. Meu intestino melhorou consideravelmente, meu abdômen desinchou, pele ganhou mais viço, me sinto mais disposta, leve e principalmente bem alimentada. Sem contar que alimentação viva, afeta dramaticamente minha energia pessoal e consciência , de acordo com minhas crenças. Agradeço ao trabalho desta profissional que desde então venho recomendando aos meus familiares, amigos e principalmente aos meus alunos.

Grande abraço!"

Paula Meniconi

Belo Horizonte, MG

"Sou vegetariana há quinze anos e pretendia tornar-me vegana. Além disso, precisava emagrecer por recomendação médica, tendo em vista um desgaste congênito nos joelhos. Uma amiga querida - Elizabeth Gonzaga - indicou-me a Silvana. Acredito que foi admiração "à primeira consulta". O resultado : cinco quilos expulsos em 30 dias, melhora no humor, na disposição e muita felicidade por ter encontrado uma profissional espetacular , que espero que me acompanhe para sempre.

Exames laboratoriais confirmaram o que o corpo já denunciava há tempos: intolerância severa a todos os leites de origem animal, bem como à clara do ovo. Acrescentando o respeito que tenho a toda forma de vida, agora sou vegana! Adoro atividade física. Infelizmente terei que diminuir a frequência ao meu amado spinning, em virtude do desgaste nos joelhos.

Inicio agora a natação! Assim, mais uma vez o acompanhamento da Silvana será imprescindível! Obrigada por tudo, minha querida! Sinto que estamos juntas!"

Renata Vieira

Rio de Janeiro, RJ

"Conheci a Silvana há alguns anos e vi o ser humano maravilhoso que ela era!! Uma pessoa sempre disposta a ajudar, ouvir quem precisa... Tempos depois tive o prazer de tê-la como minha nutricionista, e fez com que o veganismo se tornasse cada vez mais simples e fundamentado.

Quando engravidei muitas pessoas me questionaram sobre a saúde do meu bebê e a minha também durante a gestação. Digo que nunca tive problemas e fui muito bem acompanhada pela dra Silvana. Meu filho tem quase 2 anos e é vegano desde o meu ventre...

Nunca teve nenhum tipo de carência, é super inteligente e saudável! Sou extremamente grata a vc, Silvana, pelo carinho, paciência, prestatividade e orientação. Além de ser uma excelente profissional é um excelente ser humano. :)"

Joana Bauer

Brasília, DF

"Cheguei a Silvana pela minha prima vegana. Na época minha alimentação não estava boa, me sentia fraca, indisposta, mal-humorada, estava com taquicardia e tomava remédio para o coração e para dormir. Tinha frequentes ataques de alergia e bronquite, adoecia com facilidade. Tinha ido a alguns nutricionistas e nutrólogos, que apenas me faziam meia duzia de perguntas e me receitavam complexos vitamínicos sem pedir exames. 

 

A Silvana me explicou sobre a nutrição funcional, ficou mais de uma hora comigo na primeira consulta e ainda me pediu cerca de 20 exames de sangue! Segui seu plano alimentar e em pouco tempo já senti diferença, me senti outra pessoa, muito mais animada, disposta, otimista, parei com os remédios do coração e para dormir. Compreendi a importância da comida na cura do corpo e hoje essa é a minha terapia. 

 

Depois que me consultei com ela pela primeira vez, não larguei mais, são anos de acompanhamento, nunca mais precisei tomar remédios, durmo como um anjo e minhas crises de bronquite pararam. Não lembro qual foi a última vez que tive gripe ou um resfriado.

 

Em 2012 me casei e mudei para Brasilia, não cuidei tão bem da alimentação e acabei engordando 10 kilos. Consultei com a Silvana novamente (pois mesmo morando em Brasilia, não abro mão de suas consultas) e expressei a ela a vontade de emagrecer e de engravidar. Ela me pediu alguns meses para me `reajeitar`. Segui seu plano alimentar e tomei os suplementos, emagrecei os 10 kilos e em junho de 2014 engravidei com todos os exames de sangue perfeitos. Ela acompanha minha gravidez desde o início, cada mês me passa um plano e novos suplementos. Hoje estou de 7 meses, me sinto ótima, não tive problemas durante a gravidez, nenhuma deficiência e sei que será assim ate o nascimento do meu bebê. Sem contar que até agora engordei apenas 5 kilos.

 

O que mais gosto da Silvana, além de toda a dedicação e cuidado que tem com seus pacientes, é que ela não me obriga a comer o que não  gosto, como também não exclui coisas que eu gosto de comer. O plano e os suplementos são feitos exclusivamente para mim, para o que meu corpo precisa, respeitando minhas vontades e desejos também, afinal, comer, para mim, é um dos grandes prazeres da vida. 

 

Acho que ela não tem dimensão do que fez por mim, foi um anjo que apareceu na minha vida na hora certa. Sou sua fã e falo sobre seu trabalho para todo o mundo, já a indiquei para vários familiares e amigos. Quem puder fazer o acompanhamento com ela realmente é uma pessoa de sorte."

Please reload